quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia das Crianças será o mais fraco desde 2001, prevê comércio

Apesar da expectativa otimista da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), as vendas para o Dia das Crianças devem crescer entre 0,5% e 1,5% neste ano, na comparação com 2013. Esse é o pior resultado para a data desde 2001, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas. 
De acordo com a CDL, o valor médio do presente deve ser menor, mas o consumidor não vai deixar de comprar.  “A atual conjuntura econômica é desfavorável ao consumo, com altas taxas de juros e inflação, mas esta é uma data forte, com muito apelo emocional, e as crianças cobram os presentes”, aponta Marco Antônio Gaspar, vice-presidente da entidade, em entrevista ao jornal O Tempo. 
O desempenho do comércio também foi fraco no primeiro semestre, em datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Pais. Para Gaspar, a situação causa preocupação em relação aos próximos meses. “O Dia das Crianças é um indicador de como vai ser o Natal, e o medo é que um seja tão fraco quanto o outro. Vamos esperar os próximos capítulos”, diz.

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