Dia das Crianças será o mais fraco desde 2001, prevê comércio
Apesar
da expectativa otimista da Associação Brasileira dos Fabricantes de
Brinquedos (Abrinq), as vendas para o Dia das Crianças devem crescer
entre 0,5% e 1,5% neste ano, na comparação com 2013. Esse é o pior
resultado para a data desde 2001, segundo dados da Câmara de Dirigentes
Lojistas.
De acordo com a CDL, o valor médio do presente deve ser menor, mas o
consumidor não vai deixar de comprar. “A atual conjuntura econômica é
desfavorável ao consumo, com altas taxas de juros e inflação, mas esta é
uma data forte, com muito apelo emocional, e as crianças cobram os
presentes”, aponta Marco Antônio Gaspar, vice-presidente da entidade, em
entrevista ao jornal O Tempo.
O desempenho do comércio também foi fraco no primeiro semestre, em datas
comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Pais. Para Gaspar, a situação
causa preocupação em relação aos próximos meses. “O Dia das Crianças é
um indicador de como vai ser o Natal, e o medo é que um seja tão fraco
quanto o outro. Vamos esperar os próximos capítulos”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário