quinta-feira, 14 de maio de 2015

AOS 81 ANOS, MORRE PRESIDENTE DO IGHB

Consuelo era presidente do IHGB (Foto Reprodução).
Consuelo era presidente do IHGB (Foto Reprodução).
Do Bahia Notícias
Morreu na manhã desta quinta-feira (14), aos 81 anos, Consuelo Pondé de Sena, que ocupava a presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e era membro da Academia de Letras da Bahia (ALB). A historiadora, que estava internada há cerca de duas semanas, no Hospital Português, sofreu uma arritmia cardíaca, por causa de complicações decorrentes de uma pneumonia.
Consuelo será velada na tarde desta quinta-feira no IGHB e cremada às 8h desta sexta-feira (15), no Cemitério Jardim da Saudade. Antes do internamento Consuelo chegou a publicar um artigo no jornal Tribuna da Bahia, onde era colunista, no qual falava sobre a doença e como a enfermidade afetava sua vida.
– Desde que passei a conviver com essa ‘pulmonite’, comecei a experimentar novas e desagradáveis emoções, antes jamais por mim sentidas. Doença terrível que me tolhe o tônus vital, deixando-me diferente do que sou, ou fui. Não tenho certeza de que voltarei a ser a mesma, porque senti na pele a fragilidade da nossa condição humana e me sinto outra pessoa.
Consuelo Pondé ocupou cargos importantes como: Chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba; Diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba(1974-1983); Diretora da Associação Baiana de Imprensa (1984); Conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial (1982), ocupando sua vice-presidência; Conselheira da Associação Comercial, ocupando função na Mesa Diretora da Casa (1985); e Diretora da Casa de Ruy Barbosa(1985).
A historiadora também foi membro da diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia(1982), exercendo, na oportunidade, a função de Oradora; Diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia (1987); Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, empossada em 1996, reeleita em 1998, 2000 e 2003; Membro do Conselho Consultivo da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário